segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Teste do Olhinho pode evitar 80% dos casos de cegueira




A cada minuto, uma criança fica cega no mundo, segundo estimativa divulgada pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica. A instituição calcula que, no Brasil, existam aproximadamente 25 mil crianças cegas. Os especialistas acreditam que 80% dos casos de cegueira no mundo poderiam ser evitados.

O Teste do Olhinho, ainda pouco conhecido pelos pais, pode detectar muitas doenças visuais ainda em fase inicial. O exame apontado por oftalmopediatras como uma técnica simples e rápida, permite o diagnóstico precoce de catarata, glaucoma congênito, opacidades de córnea, tumores intraoculares grandes, inflamações intraoculares ou hemorragias intravítreas, ainda em recém-nascidos, antes de receberem alta da maternidade.

Para o neuropediatra Saul Cypel, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, entidade que divulga informações sobre o desenvolvimento integral das crianças de até três anos, o exame pode minimizar os impactos da doenças ao longo do tempo.

“Você pode evitar uma baixa importante da visão ou mesmo uma cegueira se tiver o diagnóstico precoce e as medidas de tratamento mais imediatas. Vamos supor que você tenha uma criança na qual você fez o diagnóstico de uma catarata congênita, quanto mais precocemente você atuar no tratamento da catarata,
melhores condições de desenvolver a visão a criança vai ter”.

O teste é feito em uma sala escurecida, onde o médico ilumina o olho do recém-nascido com um feixe de luz. Caso não haja qualquer obstrução ou problema, o olho da criança reflete um brilho vermelho, parecido com o que acontece em fotografias.

Mesmo diante da relação de benefícios apontada pelos médicos, em apenas dez estados do país, o exame é obrigatório na rede pública de saúde. Saul Cypel ainda lembra que o teste que é conhecido no Brasil há quase uma década, só se tornou obrigatório para os planos de saúde em 2010.

Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, o Teste do Olhinho está incluído na Rede Cegonha, uma campanha lançada em março deste ano, para diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação de crianças e “a realização destes exames é incentivada pelo Ministério da Saúde logo na fase inicial de vida”.

Em nota, o ministério ainda destaca que “desde 1989, o Sistema Único de Saúde (SUS) contempla os exames capazes de identificar qualquer alteração ocular em pacientes, seja em recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos ou idosos” e acrescenta que “todos os exames, além do acompanhamento e assistência médica, são oferecidos gratuitamente à população pelo SUS”.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Dietas ricas em antioxidantes como as vitaminas E e C podem prevenir a catarata






Harvard comprova: vitaminas E e C ajudam os olhos
Vitaminas podem prevenir a catarata e auxiliar no tratamento dos portadores em estágio avançado da degeneração macular

Dietas ricas em antioxidantes como as vitaminas E e C podem prevenir a catarata e auxiliar no tratamento dos portadores em estágio avançado da degeneração macular - doença dos olhos relacionada à velhice. O estudo, intitulado ’Estudo das Doenças Oftalmológicas Relacionadas à Idade’, foi conduzida pelo Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Em meio ao anúncio, os pesquisadores fizeram um apelo para que as pessoas procurem ingerir esses micronutrientes e "não esperem até que seu médico faça a recomendação". Segundo dados da Universidade de Harvard, mais de um quarto dos norte-americanos com mais de 75 anos sofre de degeneração macular, doença que, apesar de não levar à cegueira total, pode prejudicar a capacidade de enxergar das pessoas. Números atualizados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia estimam que aproximadamente 2,9 milhões de brasileiros com mais de 65 anos de idade sofram da doença.



FONTE: PORTAL DA OFTALMOLOGIA



------------------------------------------------------------------------------------




Os benefícios da bicicleta fixa para os passeios urbanos
As bicicletas fixas são fáceis de controlar e garantem bons passeios
Foto: Reprodução
Um jeito diferente de pedalar: conhecidas lá fora há algum tempo, as bicicletas fixas começam a se tornar populares também no Brasil. Trata-se de uma forma diferente de encarar a magrela: como tem a transmissão fixa, a bicicleta só anda quando se move o pedal, ou seja, não é possível parar de pedalar.
Com apenas uma marcha e, em alguns casos, com freio apenas no pedal, a relação do ciclista com a bicicleta é bem diferente. Perfeitas para andar na cidade, por serem leves e fáceis de controlar no trânsito das metrópoles, as fixas têm ganhado cada vez mais adeptos por aqui. Em São Paulo, já há até uma loja especializada nesse tipo de bicicleta: a Tag & Juice, no bairro da Vila Madalena, onde é possível montar a bicicleta, comprar acessórios e também ver exposições de arte relacionadas ao universo urbano.


FONTE: Revista Vida Simples