quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Brasil necessita de 650 mil cirurgias de combate à catarata por ano

Mais de 50% da população acima dos 60 anos desenvolve a doença. Cegueira no país pode aumentar nos próximos anos. De acordo com o International Agency for the Prevention of Blindness/Agência Internacional para a Prevenção de Cegueira (IAPB/OMS), para que a catarata não se torne uma causa significativa de cegueira, existe um número mínimo de cirurgias que devem ser realizadas. Os países em desenvolvimento devem fazer cerca de 650 mil cirurgias por ano.

Para trazer os dados à realidade brasileira são necessárias cerca de 650 mil cirurgias ao ano para controle da doença. No período de 2004 até 2009, ocorreram aproximadamente 420 mil cirurgias/ano. A partir de 2006, o acesso às cirurgias foi limitado pelo Sistema Único de Saúde e em 2008 ocorreram apenas 200 mil cirurgias (além de outras 100 mil pelo sistema privado), fato que contribui para que o número de cegos por catarata aumente novamente nos próximos anos.

O envelhecimento da população brasileira tem gerado uma necessidade maior de oportunidades de cirurgia de catarata em pessoas acima de 50 anos. A necessidade será quatro vezes maior até 2020, ou seja, se medidas não forem tomadas no futuro próximo o número de pessoas necessitadas de cirurgia será enorme.

Para evitar que a catarata seja a principal causa de cegueira no país é recomendada a cirurgia como solução para a doença e preservação da visão, uma vez que não possui tratamento clínico, e deve ser realizada quando há perda da qualidade de vida e limitação das atividades diárias. A cirurgia no Brasil é bem desenvolvida e graças às inovações tecnológicas, atualmente, os resultados são mais eficazes aos pacientes.
FONTE:http://www.portaldaoftalmologia.com.br/site/site2010/index.php?option=com_content&view=article&id=419:brasil-necessita-de-650-mil-cirurgias-de-combate-a-catarata-por-ano&catid=41:noticias&Itemid=77

Nenhum comentário:

Postar um comentário