terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Informações importantes sobre a catarata


“Ao contrário de glaucoma, que danifica progressivamente o olho e precisa ser tratado rapidamente, a catarata não causa ferimentos ao olho, exceto em casos extremamente raros”, informa o oftalmologista Virgílio Centurion. A cirurgia de catarata não é urgente. Mas como a catarata progressivamente interfere na visão, a capacidade de dirigir o próprio carro ou de dar uma volta na vizinhança com segurança pode ser prejudicada.A cirurgia de catarata é normalmente realizada em um olho de cada vez – “Mesmo nos casos onde o paciente desenvolve catarata nos dois olhos, geralmente o progresso da doença é diferente em cada um dos olhos. Assim, os oftalmologistas geralmente operam um olho de cada vez”, informa o médico.Como fica a visão após a cirurgia de catarata.
Para a maioria dos pacientes, a visão melhora muito, isto porque durante a cirurgia, o oftalmologista substitui o cristalino opaco por uma nova lente, que permite a entrada de uma maior quantidade de luz no olho. “Se você ainda vai precisar de óculos ou lentes de contato, após a cirurgia, isto depende do tipo de correção feita e do tipo de lentes que serão implantadas.
Algumas pessoas podem precisar de uma correção adicional, após a cirurgia. Alguns oftalmologistas usam o Lasik ou outras opções terapêuticas, após a cirurgia de catarata, para ajustar os resultados”, explica Centurion.
A catarata não é reversível, mas em algumas pessoas, a doença pára de progredir, depois de um certo ponto – “A catarata não é uma doença reversível, mesmo depois da eliminação de seus fatores de risco, como o uso de medicamentos ou da existência de certas doenças. É muito importante saber que a catarata sem tratamento pode causar cegueira. Na verdade, a catarata é a principal causa de cegueira reversível entre adultos com mais de 55 anos”, informa o oftalmologista.
Embora a catarata não seja completamente evitável, sua ocorrência pode ser adiada – A idade, o gênero (mulheres apresentam mais riscos que homens), o histórico familiar, a raça, o diabetes e outras doenças (alta miopia, obesidade, doenças auto-imunes), a excessiva exposição à luz do sol, o tabagismo e o uso de álcool são os principais fatores de risco para a doença. “Assim, parar de fumar, evitar a exposição excessiva à luz solar e evitar o excesso de álcool são importantes medidas de proteção contra a doença. Não existe nenhuma evidência que o uso de colírios ou pomadas e a realização de exercícios para os olhos possam deter o aparecimento da catarata”, diz Virgílio Centurion.
FONTE: PORTAL DA OFTALMOLOGIA