segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Mas afinal de contas o que é Catarata?

Em uma definição simples, a catarata é um “embaçamento” do cristalino do seu olho. O cristalino, localizado exatamente atrás da íris (a parte colorida de seus olhos) funciona como a lente de uma câmera, ou seja, recebe as imagens e focaliza a luz, as cores e as formas sobre a retina – parte do olho responsável por enviar as imagens ao cérebro.
Esse cristalino pode se tornar tão “embaçado” que a luz e as imagens não conseguem atingir a retina.
E você deve estar se perguntando. Quais as causas desse “embaçamento”? Em mais de 90% dos casos o “embaçamento” é causado pelo processo natural de envelhecimento do cristalino. Mas pode ser causado também por ferimentos no olho, algumas doenças ou até mesmo alguns medicamentos.

Até o momento não se têm medidas eficazes para a prevenção da catarata. Mas alguns hábitos de vida podem ajudar retardando o seu aparecimento.

 Evitar o cigarro;
 Evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas.
Há também alguns medicamentos e colírios podem induzir o aparecimento da catarata.

Os sintomas

 Imagens nítidas se tornam borradas;
 Dificuldade em enxergar à noite;
 Ineficácia de óculos ou lentes de contato.

Quando diagnosticado com catarata a única maneira de solucionar o problema é remover o “embaçamento”. Essa remoção é feita pelo oftalmologista através de uma técnica chamada facoemulsificação, ou seja, a catarata é ao mesmo tempo diluída e aspirada. Por isso afirmamos que é mais seguro realizar a cirurgia nos estágios iniciais da catarata.
A remoção da catarata é um tratamento simples, mas muito delicado. Atualmente existe um elevado grau de recuperação visual com segurança devido ao dispendioso aperfeiçoamento dos oftalmologistas e do grande avanço tecnológico, tanto de parelhos quanto de lentes intra-oculares.

É feita no olho uma minúscula incisão através da qual o cirurgião introduz um instrumento para diluir e aspirar seu cristalino “embaçado”.
Uma vez que este cristalino “velho” é removido o próximo passo é substitui-lo implantando um cristalino “novo” (artificial) que funcionará como seu próprio cristalino natural. Este novo cristalino é chamado de lente intra-ocular ou LIO.

Essa cirurgia é um procedimento ambulatorial. Mas você passa aproximadamente 2 horas no local em que a cirurgia for realizada. Em função da anestesia você não sentirá nenhum ou praticamente nenhum desconforto em seus olhos.
Após a cirurgia você descansará um pouco, e no mesmo dia poderá ir para casa.
Durante as 24 horas seguintes, seu médico certamente vai querer revê-lo para uma avaliação e prescrição de colírios com a finalidade de protegê-lo contra infecções e auxiliar na cicatrização do seu olho.

Caberá ao seu oftalmologista indicar o melhor procedimento a ser adotado, pois apesar de existir um padrão de orientações cada paciente necessita de um tipo de tratamento, um tipo de cuidado.
Mas atenção! Se você se sentir incomodado com alguma dúvida ou alguma sensação estranha não deixe de procurar o seu médico mesmo que não seja o seu tempo de retorno.